sábado, 23 de maio de 2009

Projeto de Educação Complementar da Fundação Terra Mirim

Escola Ecológica
Projeto de Educação Complementar da Fundação Terra Mirim

Colabore com o crescimento de 320 crianças doando livros de histórias infantis, brinquedos pedagógicos ou realizando oficinas de artes e de leitura e escrita


A Escola Ecológica Terra Mirim é um projeto social de acolhimento a crianças e adolescentes das comunidades populares do Vale do Itamboatá, em Simões Filho Bahia. Oriundas de contextos sociais complexos e com escassas condições materiais as crianças trazem uma riqueza surpreendente de potencialidades, de disponibilidade para aprender e participar, e se expressam especialmente pela brincadeira, dança, música e os esportes. Nestes campos férteis Terra Mirim faz seu investimento, possibilitando o crescimento e desenvolvimento prazeroso, alegre e consciente. Os resultados confirmam a força do caminho, algumas das primeiras crianças participantes deste projeto são hoje as principais lideranças jovens em suas comunidades e na condução de ações em Terra Mirim.

As atividades de educação complementar ocorrem no turno oposto ao da escola formal, no sítio sede de Terra Mirim, envolvem 120 crianças e 40 adolescentes. Além das atividades desenvolvidas em Terra Mirim a Escola realiza semanalmente o projeto BRINCARTE – Oficinas de brincadeiras e artes em quatro escolas públicas municipais, envolvendo 200 crianças.

As vivências com a brincadeira e a imaginação são prioridades na ação da Escola Ecológica por serem os principais pilares sobre os quais se fundam as culturas da infância. Pela vivência da fantasia, da criatividade as crianças expressam seu modo original de ser, reproduzem os modelos dados pela cultura de uma forma reinterpretativa, criam personagens, ações, subversões das ordens e regras do mundo cotidiano, atuando em tempos-espaços próprios do brincar, imaginar e criar.

Outra prioridade são as vivências para desenvolvimento da leitura e escrita, considerando a linguagem como uma das mais importantes heranças culturais e sua aquisição e desenvolvimento como principal condição para o exercício da cidadania e construção das realizações pessoais.

Nesta perspectiva a Escola de Terra Mirim vem pouco a pouco implementado sua biblioteca, brinquedoteca e as atividades com artes visuais e para desenvolvimento de comportamentos leitores escritores, especialmente através da literatura.

Para fortalecimento destas ações estamos solicitando a doação de livros de histórias infantis, brinquedos pedagógicos e trabalho voluntário de arte-educadores, artistas plásticos, contadores de histórias, professores de Língua Portuguesa.

Site: www.terramirim.org.br
e-mail: educar@terramirim.org.br
Blog: www.escolaecologicaterramirim.blogspot.com
Tel: (71) 3298-4811

Um comentário:

Fábia disse...

Olá!
Eu tenho muitos livros muito interessantes em casa que ninguém usa. São livros muito interessantes com uma linguagem didática e fico encantada como eles envolvem o leitor, mas estão velhos por que ficaram guardados dentro de um saco por muito tempo. Retirei do saco tem dois meses e limpei mas ainda tem manchas, mas como ele é tão maravilhoso não queria jogar fora. Se vocês tiverem interesse, como posso enviar estes livros?