sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Calendário Escola Ecológica para o fim do ano



Dia 3/12 - Encerramento do Brincarte nas Escolas Municipais do Vale: Nossa Irmã Dulce, Antonia Gonçalves, Cecom e Raio de Sol;

Dia 9 - Encerramento da Oficina de Arte Terapia com Shandha; participação no encontro sobre lei ambiental;

Dia 10 - Dormida, Grupo 1B, rito na fogueira;

Dia 11- Participação no Evento de encerramento do CDI – Manhã; participação no evento de encerramento do Conexão Vida  - Tarde

Dia 11 e 12 - Dormida Grupos 2: 18h encontro com a Xamã Alba ; rito na fogueira, 21h festa; dia 12: partilhando, caminhada, avaliação da escola...

Dia 15 – Manhã : Atividades lúdicas de fechamento com os pequeninos; Tarde: Encontro de troca de experiências sobre meio ambiente

Dia 16 - Manhã: Participação do evento de encerramento do Conselho da Criança e Adolescentes; tarde: Participação na certificação do PROINFÂNCIA – Camaçari;

Dia 17 - Passeio do Grupo de Crescimento com Maria( psicóloga );

Dia 18 - Preparação do natal Feliz;

Dia 19 - Festa Natal Feliz

ESCOLA ECOLÓGICA

A Escola Ecológica Terra Mirim é um projeto social de acolhimento a crianças e adolescentes das comunidades populares do Vale do Itamboatá, em Simões Filho Bahia. Oriundas de contextos sociais complexos e com escassas condições materiais as crianças trazem uma riqueza surpreendente de potencialidades, de disponibilidade para aprender e participar, e se expressam especialmente pela brincadeira, dança, música e os esportes. Nestes campos férteis Terra Mirim faz seu investimento, possibilitando o crescimento e desenvolvimento prazeroso, alegre e consciente. Os resultados confirmam a força do caminho, as primeiras crianças participantes deste projeto são hoje as principais lideranças jovens em suas comunidades e na condução desta e de outras ações de Terra Mirim.
As atividades de educação complementar ocorrem no turno oposto ao da escola formal, no sítio sede de Terra Mirim, envolveram em 2008 cem crianças e 60 adolescentes no curso de informática e cidadania.
Os princípios básicos que guiam e sustentam a ação da Escola Ecológica têm por base a Ecologia Integrativa, fundamento e prática desenvolvidos pela própria Fundação Terra Mirim, esta concepção aborda o ser humano em sua totalidade considerando-o em suas dimensões física, mental, emocional e espiritual e concebe o desenvolvimento humano e a proteção à natureza como um processo único e indissociável. Aliam-se a estes fundamentos os Saberes Xamânicos assentados na cosmovisão dos povos da terra, que tem como uma de suas simbologia a terra como nossa Grande Mãe; a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, o sócio interacionismo e outros estudos e práticas que se guiam pela valorização e promoção da vida.

As atividades realizadas pela Escola Ecológica priorizam:

Convivência comunitária
a interação é um rico caminho de crescimento onde eles experimentam, trocam, refletem, confrontam em uma rede complexa de sentimentos, emoções e valores, criam vínculos, exercitam cidadania discutindo e encaminhando questões coletivas, desenvolvendo o pensamento autônomo e criativo.


Vivências com a Natureza – como mestra maior a natureza é campo vasto para aprendizagens significativas sobre a teia da vida. As vivências diretas na natureza promovem o exercício da observação, contemplação e reflexão ajudando a desenvolver o sentimento de integração e fraternidade e a reconhecer a importância do contato consciente com os elementos naturais para uma vida saudável e tranqüila.

Vivências com a brincadeira e a imaginação - pela vivência da fantasia as crianças reproduzem os modelos dados pela cultura de uma forma reinterpretativa, criam personagens, ações, subversões das ordens e regras do mundo cotidiano, atuando em tempos-espaços próprios do brincar. Destaca-se a inclusão das brincadeiras tradicionais por serem importante herança cultural e estarem muito presentes no cotidiano das crianças.

Vivências com expressão corporal - os jogos, brincadeiras, esportes são fonte de intenso prazer e de desafios corporais para as crianças e adolescentes ampliando suas possibilidades de explorar, pelo movimento, o mundo e o próprio corpo, e a expressar-se e interagir com os outros por meio do uso criativo dos gestos. A escola realiza oficinas de capoeira, futebol, dança e diversas brincadeiras livres e orientadas.

Vivências com as linguagens artísticas - ao trabalhar com as linguagens artísticas o arte-educador media os processos criativos originais de cada aprendiz, nos quais eles produzem, transformam, aprendem a confiar em sua capacidade criadora, a reconhecer a apreciar suas produções e as do outro, indo além dos padrões de beleza estereotipados. Além disso, eles ampliam a sensibilidade e a capacidade de lidar com sons, ritmos, melodias, formas, cores, imagens, gestos, falas. Nesta área a Escola Ecológica prioriza a dança, a música e as artes visuais.

Vivências com a linguagem verbal – a linguagem é uma das mais importantes heranças culturais, sua aquisição e desenvolvimento é a principal condição para o exercício da cidadania e construção das realizações pessoais. Nesta perspectiva é que são realizadas atividades que visam o desenvolvimento de comportamentos leitores escritores, especialmente através do gosto pela literatura.

Participação das famílias e comunidade - São desenvolvidas ações que promovem a participação nas discussões das ações da escola, atuação na preparação e realização dos eventos e ações comunitárias nas quais a escola está envolvida nas comunidades. Nos eventos culturais para pais e comunidades a escola promove a participação direta das crianças nas exposições de aprendizagens como apresenta filmagens e fotografias sobre o desenvolvimento do trabalho cotidiano na escola.

A partir destas prioridades Escola Ecológica atua como centro de resistência, construtor e dinamizador de saberes, com base numa cultura emancipadora, que prioriza as experiências essenciais para desenvolvimento pleno com base na ética, nos valores humanos e opção clara e consciente pela vida.


FINANCEIRO
A sustentação financeira das atividades é feita com muitas dificuldades por uma rede de amigos e colaboradores, 80% da equipe, composta por 20 pessoas, são voluntários.


COMO COLABORAR
Apoiando um dos projetos específicos da Escola através do Fundo Municipal Direitos da Criança e Adolescente, repassando até 1% do imposto de renda da Empresa e abatendo do repasse para Governo Federal; - doando até 6% do imposto de renda pessoal e abatendo do repasse para Governo Federal; - doando mensalmente um valor para despesas gerais da escola; - doando mensalmente alimentos, materiais pedagógicos, de expediente, de limpeza ou de manutenção; - fazendo doações periódicas maiores de móveis, equipamentos, fardamento, materiais de construção, etc. - realizando campanhas com funcionários para doações diversas; - colaborando na Campanha Sua Nota é um Show coletando notas fiscais para a Escola.

Mais informações e novidades:

escolaecologicaterramirim.blogspot.com
ecoschuleterramirim.blogspot.com
( em alemão - auf deutsch )

educar@terramirim.org.br
ou mynuska@terramirim.org.br

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